• Sinopse/resumo do livro ‘Saga Brasileira’ de Miriam Leitão

    scissors
    junho 21st, 2011

    Livro "Saga Brasileira" de Miriam Leitão

    O livro ‘Saga Brasileira’ foi escrito pela jornalista Miriam Leitão e publicado pela editora Record. Com 476 páginas, a autora se debruça sobre um número surpreendente: 1 quatrilhão e 302 trilhões por cento. Essa seria a inflação acumulada entre julho de 1964 até 1º de julho de 1994, ano em que nasceu o Real.

    Esse número grandioso deu origem ao título da obra, ao qual refere-se como a ‘saga’ dos brasileiros. A jornalista resgata as raízes da inflação brasileira, desde a chegada da corte de Dom João VI, em 1808.

    Miriam Leitão

    A narrativa se concentra nos anos 80, quando o processo de redemocratização coincidiu com um dos piores surtos inflacionários já registrados no planeta, ao plano que afinal derrotou o dragão das remarcações de preços, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso.

    A partir do levantamento feito por Miriam Leitão, a obra levanta os horrores dos tempos de congelamento do Plano Cruzado, no governo Sarney, e do confisco da poupança durante o Plano Collor, 1990. O grande mérito da equipe econômica do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso é reconhecido. O livro a Saga Brasileira de Miriam Leitão pode ser comprado ao preço de 49 Reais.

    Fonte de informações

    Revista Veja